fbpx

IBCC Oncologia estimula discussão sobre segurança do paciente em workshop

24 de janeiro

O IBCC Oncologia, por meio do Núcleo Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente (NIQESP) do Hospital, realiza no próximo dia 28 de fevereiro o III Workshop da Qualidade.

Esse ano o tema do evento será, “Segurança do Paciente” e busca reafirmar a importância de iniciativas relacionadas ao assunto para a ampla qualidade da assistência oferecida às pessoas tratadas.

A coordenadora do NIQESP, Telma de Bellis Kühn, ressalta “o encontro vai reunir alguns dos principais especialistas do país na área de segurança do paciente e, com isso, trazer mais tendências e inovações nesse quesito“, destaca.

Telma complementa ainda “trata-se de oportunidade de entrar em contato com palestrantes selecionados especialmente para apresentar experiências já colocadas em prática em hospitais nacionais e internacionais referências na cultura de segurança do paciente“, diz.

No ano passado, a segunda edição do Workshop da Qualidade falou sobre a 4ª Evolução Tecnológica e o impacto dela na qualidade da assistência. Na primeira vez em que o evento foi realizado, em 2018, foram abordadas questões relacionadas à experiência do paciente dentro da instituição, sempre com assuntos de maior relevância na área da Qualidade.

No IBCC Oncologia a segurança do paciente é tratada com a maior prioridade. “Temos o compromisso firme, tangível e visível de todos os profissionais do Hospital com uma gestão amplamente estratégica e de controle de qualidade para minimizar riscos e buscar dano zero na assistência ao paciente“, lembra a especialista. O NIQESP do IBCC tem processos sistematizados para garantir a excelência nos serviços prestados.

Um dos temas apresentados é sobre a importância do disclosure como princípio de transparência na assistência em saúde. o disclosure é uma ferramenta que trata de conversas delicadas e importantes que devem ser feitas com pacientes e familiares como em casos de dano não intencional grave, ou potencialmente grave, durante o processo da assistência.

Mas sabendo que há resultados positivos que podem justificar à alta direção o apoio a esta iniciativa, temos um campo aberto para colocar nossos esforços em busca da transparência e da recuperação da confiança dos pacientes e familiares na assistência que prestamos.

A programação dessa III edição do Workshop foi elaborada a partir da convicção de que precisamos ser disruptivos na área de saúde e colocar as práticas de segurança do paciente, de fato, no centro da assistência.

No final do evento acontecerá a ‘2ª edição da exposição Melhoria Contínua‘, em que os profissionais de todas as áreas do IBCC puderam inscrever ações, práticas e iniciativas que deram certo e trouxeram progressos significativos nos processos internos de trabalho. Dois especialistas irão avaliar os casos apresentados com critérios previamente definidos e os escolhidos serão premiados.

PROGRAMAÇÃO

8h30: Credenciamento e Coffee “Seja bem-vindo” (40 min)
9h10: Abertura com Fernanda de Luca – Assistente de Diretoria IBCC Oncologia (10 min)

BLOCO 01 – Valor, segurança e transformação na Saúde
Moderador: Dr. Walter Galvão – Gerente Técnico Médico do IBCC Oncologia

9h20: Valor, segurança e transformação na Saúde – Dr. Paulo Angelis, assessor de Novos Negócios do IBCC Oncologia (20 min)
9h40: Desfecho clínico – Dr. Abner Barrozo, cirurgião Oncológico do IBCC Oncologia (20 min)
10h: Abertura para perguntas (10 min)

BLOCO 02 – Excelência, experiências e dano zero
Moderadora: Thais Marchione – Enfermeira da Qualidade do IBCC Oncologia

10h20: Segurança do paciente com interface com a Qualidade. O que aprendemos? – Telma de Bellis Kühn, coordenadora da Qualidade do IBCC Oncologia (20 min)
10h40: Dano Zero – Vera Borrasca, gerente da área de Riscos Assistenciais e Segurança do Paciente do Hospital Sírio Libanês (20 min)
11h: Safety Huddle – Priscila Rosseto, gerente executiva de Qualidade e Segurança do Paciente da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo (20 min)
11h20: Experiência do paciente e cuidado centrado – Pryscila Bernardo Kiehl , coordenadora de Projetos do Escritório de Excelência Einstein e Planetree Brasil (20 min)
11h40: Abertura para perguntas (10 min)

12h: Intervalo – Brunch (1h30)

BLOCO 03 – Impacto dos eventos adversos nos envolvidos
Moderadora: Viviane Zan – Gerente de Apoio Administrativo do IBCC Oncologia

13h30: Disclosure (abertura de informação): como agir? – Fernanda Paulino Fernandes, gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do Albert Einstein (20 min)
13h50: Segunda e terceira vítima: quem trabalha com qualidade e segurança também sofre danos? – Paulo Oliveira, farmacêutico e avaliador de projetos de acreditação na Joint Commission International (JCI) e no Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) (20 min)
14h10: Como lidar com desvios das boas práticas na área da saúde? Interface médico-jurídica – Dr. Felipe Carlos da Silva, especialista em Direito Médico-Hospitalar na Kellner Sociedade de Advogados (20 min)
14h30: Abertura para perguntas (10 min)

BLOCO 04 – Tecnologia associada a segurança do paciente
Moderadora: Mônica Hausmann – Gerente de Serviços Assistenciais do IBCC Oncologia

15h: Redução de eventos adversos com IA – Jacson Fressatto, criador do Robô Laura e presidente do Instituto Laura Fressatto (20 min)
15h20: Uso AI em SEPSIS – Micaela Viu, supervisora do SCIH do IBCC Oncologia (20 min)
15h40: Abertura para perguntas (10 min)

Exposição de melhoria contínua 
Moderadora: Mariane Reis – Enfermeira do Gerenciamento de Riscos do IBCC Oncologia

16h: Exposição dos trabalhos vencedores (30 min)
17h: Encerramento e Coquetel

III Workshop da Qualidade – Segurança do Paciente
Data: 28 de fevereiro de 2020
Local: Anfiteatro do IBCC Oncologia
Endereço: Avenida Alcântara Machado, 2.576 – Mooca – São Paulo, SP
Horário: das 8h30 às 17h

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia