fbpx

IBCC Oncologia amplia atuação em gestão ambiental

28 de janeiro

Seguindo políticas de gestão ambiental, Hospital trabalha para reduzir resíduos e garantir destinação correta

Todos sabemos que a gestão ambiental é aquela que cuida das relações entre o homem e o meio ambiente. Mais que isso, a gestão ambiental é um sistema de administração que foca na sustentabilidade e utiliza métodos que buscam reduzir o impacto ambiental das atividades da instituição.

Por isso, o IBCC Oncologia conta com processos de gestão sustentável, cujo foco é a captação e destinação correta dos resíduos produzidos. Os resíduos produzidos no Hospital são separados nos locais em que são gerados e depois recolhidos, pesados, registrados e armazenados temporariamente por tipo, segundo a classificação oficial. Além disso, trabalha intensamente com a reciclagem e logística reversa de alguns materiais.

A coordenadora do Comitê de Gestão Ambiental do IBCC Oncologia, Renata Conceição, destaca que: “o IBCC inicia 2020 com investimentos em melhorias na busca pela certificação ISO 14001”, diz a profissional reforçando que “a norma que aponta requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental, permite que a organização desenvolva uma estrutura de proteção ao meio ambiente e rápida resposta em caso de mudanças de condições ambientais”, explica.

Para incentivar a participação dos colaboradores no processo, estão sendo desenvolvidas campanhas de comunicação educativas para reforçar sobre o descarte correto de resíduos e o consumo consciente dos recursos.

De acordo com levantamento feito pelo Comitê de Gestão Ambiental do IBCC, em 2019 foram produzidos 678 mil quilos e 265 gramas de resíduos no Hospital. Desse total 56% foram comuns, 33% infectantes, 4% químicos e 8% recicláveis. Em 2018, tivemos 690 mil e 260 gramas de resíduos distribuídos em 58% comuns 33% infectantes, 3% químicos e 6% recicláveis. Sendo assim, foram 11 mil quilos e 929 gramas de resíduos a menos de um ano para outro.


Histórico de ações sustentáveis

Desde 2018 o IBCC Oncologia disponibiliza, dois postos de coletas de películas de raios-x, lixo eletrônicos e óleo, tanto para profissionais como para pessoas da comunidade.

Existem também coletores para descarte adequado de medicamentos e materiais perfurocortantes, que no ano passado, deu tratamento correto a 315 quilos desses itens contra 344 quilos em 2018.

Em 2017, o IBCC Oncologia estruturou o Comitê de Gestão Ambiental dentro do Hospital para melhorar o direcionamento dos trabalhos nessa área. Foi nesse mesmo ano que o IBCC Oncologia foi reconhecido pelas práticas verdes e saudáveis em relação a resíduos.

Dos dez objetivos que integram a Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis o IBCC Oncologia aderiu inicialmente a cinco deles que são Liderança, Energia, Água, Produtos Farmacêuticos e Resíduos. A adesão foi também no ano de 2017 e os demais objetivos serão gradativamente trabalhados

Apesar dos números importantes, o IBCC Oncologia quer avançar nos processos de gestão ambiental. Por isso, atua na melhoria continua e processos recorrentes para avançar de forma específica em todas as áreas e atividades da organização, coerente com os objetivos e metas estabelecidos anualmente.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia