IBCC Oncologia participa de webinar sobre radioterapia

22 de Maio

O seminário virtual foi realizado pela Sun Nuclear Corporation, empresa dos Estados Unidos e teve a apresentação do físico médico do departamento de Radioterapia do IBCC Oncologia, Lucas Radicchi.

O especialista falou sobre o Controle Estatístico de Processo Aplicado à Dosimetria de Acelerador Linear e afirmou “a participação em eventos como esse é importante para divulgar as atividades de controle de qualidade e de gestão de processos na Radioterapia do IBCC Oncologia. Além disso, contribui com a disseminação de conhecimento para outros físicos do Brasil e da América Latina”, avaliou.

A Sun Nuclear Corporation é fabricante de equipamentos de controle de qualidade e dosimetria para radioterapia e o IBCC Oncologia é um centro de referência da companhia americana no Brasil.

Nesse webinar, Lucas demonstrou os resultados preliminares de um método para auxiliar os profissionais, de uma das áreas mais importantes da ‘física médica’ que são a radioterapia, medicina nuclear e a radiologia ou radiodiagnóstico, na decisão quanto ao ajuste de calibração do output dosimétrico.

Esse ajuste no acelerador linear é feito pelo físico médico durante a dosimetria mensal em que utiliza detectores específicos de radiação e se baseia em análise estatística conjunta com as medidas de dose diárias ao longo do mês. Além disto, usa Gráficos de Controle e o Controle Estatístico de Processos que são ferramentas consagradas na área Industrial e somente nos últimos anos começaram a ser aplicadas na Saúde. A iniciativa reforça o pioneirismo do IBCC Oncologia na gestão da qualidade de processos.

Mais informações acesse o link do evento: www.sunnuclear.com/spanish-portuguese-webinars

© 2020 IBCC Oncologia | RT: Dr Walter Galvão CRM 112.793