fbpx

Não deixe a pandemia interromper o tratamento contra o cancer

22 de maio

Saiba como é o novo atendimento protegido do IBCC Oncologia para que o paciente oncológico não adie procedimentos

O paciente com câncer não deve parar qualquer tipo de tratamento que esteja passando, seja quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Toda decisão quanto ao tratamento deve ser feita junto com a equipe de saúde que o acompanha. As doenças oncológicas, têm no curso terapêutico a questão premente do tempo – fator fundamental para a busca de um melhor desfecho clínico.

O IBCC Oncologia é um hospital referência em câncer há 52 anos e desde o início da pandemia adotou medidas para manter disponível e em amplo funcionamento toda a operação assistencial, terapêutica e clínica voltada às pessoas em tratamento oncológico. Entre os pacientes, estão adultos de várias idades com cânceres graves e complexos, portadores de metástases e outras condições que necessitam de acompanhamento. Na vigência de doença ativa, consultas e procedimentos não devem e não podem ser protelados.

As medidas tomadas pelo IBCC Oncologia foram para manter a segurança dos pacientes neste momento e todos os fluxos e processos foram revisados. Os atendimentos são feitos separadamente para pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19 daqueles que não têm sintomas. Uma ala foi destinada para receber pacientes com Covid-19, com acesso exclusivo de elevador e medidas de restrições com isolamento de contatos, aerossóis e quartos individuais.

No centro cirúrgico do IBCC Oncologia há um fluxo definido para pacientes com suspeita da doença ou que tiveram contato com casos suspeitos. Realizamos o exame de Covid-19 em todos os pacientes com cirurgia agendada, um dia antes da data do procedimento. Essa rotina de triagem para todos os pacientes cirúrgicos eletivos que irão usar, entre outros locais, a área de internação do Hospital, envolve também questionário clínico prévio. Havendo qualquer risco de infecção pelo Covid-19, a cirurgia será reagendada. Casos cirúrgicos de urgência e emergência, nos quais não há tempo hábil para aguardar o resultado do exame de Covid-19, são considerados como casos suspeitos e todas as medidas de precaução (para contato, gotículas e aerossóis) são tomadas visando maior segurança para o paciente e para a equipe que o assiste.

Todos os profissionais do IBCC Oncologia estão orientados e treinados quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, práticas de higienização das mãos e desinfecção do ambiente. Dessa forma, visamos atender as necessidades dos pacientes e fazer com que os familiares fiquem tranquilos. Assim sendo, todos os contatos que o paciente tem dentro do Hospital são feitos com ampla segurança desde o ingresso pelo estacionamento e recepção, passando por atendimento de triagem, realização de exames, acompanhamento de diagnóstico, orientação em consulta com especialista, procedimentos terapêuticos e efetivação de cirurgia, se necessário for.

Trata-se de ações para que possamos garantir a segurança e a continuidade dos cuidados médicos aos pacientes oncológicos de maneira rigorosamente livres de Covid-19. Realizamos triagens em todos pacientes com indicação de internação“, afirma o gerente médico, Dr. Walter Galvão.

Em todos os setores das unidades do IBCC Oncologia há medidas para limitar a quantidade de pessoas e permitir o controle do distanciamento entre elas, como as demarcações no ambiente. São ações adotadas tanto nas recepções como em salas de espera, refeitório, elevador e outros ambientes do Hospital.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia