fbpx

Tratamentos onco-hematológicos não devem ser adiados

19 de maio

O IBCC Oncologia acolhe e cuida do paciente com total proteção, excelência e rapidez em todas as fases do tratamento.

O desfecho clínico positivo de uma terapia onco-hematológica, como o transplante de medula óssea, depende além do diagnóstico precoce da doença e da continuidade do tratamento proposto pela equipe médica.

Por isso, mesmo em tempo da pandemia causada pela Covid-19, consultas, diagnósticos, exames iniciais e tratamentos para doenças onco-hematológicas não podem ser postergados.

Várias instituições médicas representativas da área onco-hematológica, como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), reiteraram recentemente e com veemência a importância da manutenção das quimioterapias, cirurgias, radioterapias, dentre outros procedimentos, para o paciente onco-hematológico.

O hematologista Dr. Roberto Luiz da Silva, coordenador médico da Unidade de Transplante de Medula Óssea do IBCC Oncologia também concorda. Ele alerta que alguns tratamentos, como os onco-hematológicos, não podem ser adiados “a fim de dar continuidade ao cuidado necessário, que na maioria das vezes, requer agilidade na realização sob risco de se perder vida”, lembra o médico ao ressaltar que “o diagnóstico precoce é um dos fatores que pode aumentar a chance de cura da doença onco-hematológica é tratá-la em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou desse diagnóstico é vital”.

A gente cuida para que tanto o paciente doador como quem vai receber o transplante fiquem em quarentena por 30 dias. Depois, fazemos o exame de PCR, que testa ambos para o novo coronavírus. Se tudo der negativo, iniciamos o tratamento normalmente”, diz o especialista.

O IBCC Oncologia possui em espaço anexo à área hospitalar uma Unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea totalmente isolada e separada das demais instalações do Hospital. Os profissionais são treinados para manipular o paciente imunossuprimido para total proteção e para garantir que ele não adquira infecções. E tanto os médicos e como as demais equipes de profissionais são próprios com atendimento 24h por dia e ainda possui uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva dentro do local. A UTI de Hematologia possui leitos com isolamento permanente, que filtra o ar com alta eficiência e com pressão positiva, chamado em inglês como High Efficiency Particulate Air (HEPA) para prevenir infecções de terceiros.

Vale frisar que, todas os profissionais do IBCC Oncologia estão orientados e treinados quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, práticas de higienização das mãos e desinfecção do ambiente.
Todos os contatos que o paciente tem dentro da Unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea Hospital é feito com ampla segurança desde o ingresso pelo estacionamento e recepção, passando por atendimento de triagem, realização de exames, acompanhamento de diagnóstico, orientação em consulta com especialista e procedimentos terapêuticos de maneira totalmente independente.

Caso precise de tratamento onco-hematológico ligue para (11) 3474-4255 para obter mais informações.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia