fbpx

Médicos do IBCC Oncologia participam de lives durante isolamento social

4 de junho

Em tempos de tantas notícias difíceis e negativas, inciativas em que médicos do IBCC Oncologia tiveram participação, merecem destaques.

Três especialistas que atuam nas áreas de ortopedia e cirurgia torácica do Hospital, com atendimento aos pacientes oncológicos, usaram parte do tempo que tinham livre para ajudar na aquisição de itens de equipamento de proteção individual (EPI) para instituições e profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

O Dr. Murillo Ferri Schoedl, médico ortopedista e coordenador da Equipe de Ortopedia Oncológica do IBCC Oncologia, faz parte do ‘Doutores do Samba’. Grupo musical que no final de maio fez uma apresentação ao vivo, pelas redes sociais, para essas aquisições.

O grupo Doutores do Sampa foi criado em 2002 por médicos e residentes, de diferentes turmas, da Escola Paulista de Medicina. Eles se reuniam após as aulas para tocar instrumentos musicais, cantar e se divertir em rodas de samba. Segundo o médico, atualmente há muita demanda por EPIs e muitos profissionais estavam preocupados quanto a urgente necessidade dos equipamentos para funcionários que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

Resolvemos reativar o grupo para arrecadar fundos por meio de doação. Fizemos o show com muita alegria e dedicação, em formato de lives. Atuei na organização da campanha, criação do site e divulgação do evento e no Doutores do Sampa toco o instrumento de percussão tantã e sou vocal de apoio“, finaliza.

Já o médico André Miotto, cirurgião torácico, do IBCC Oncologia e um dos integrantes da diretoria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), participou de uma live, com a banda de rock em que atua e que é formada por outros dois cirurgiões torácicos, sendo um deles o Dr. Christian Valverde, também do IBCC Oncologia.

A banda se apresentou por meio de um ‘show virtual’ no lançamento da Campanha Pneumos na Luta, iniciativa da diretoria da SPPT. A ação criada em abril de 2020 tem como objetivo reconhecer os esforços de profissionais atuantes na linha de frente de combate ao novo coronavírus e destacar a importância para o fato de as pessoas ficarem em casa durante a pandemia.

Para o Dr. André, a música Times Like These, do grupo americano Foo Fighters, interpretada pela banda durante a live, tem a ver com a situação atual pois fala sobre aprender a viver o ‘novo’.

Ouvimos muitas opiniões diferentes sobre essa nossa nova realidade. Mas o que a gente vê de perto e muito são inúmeros profissionais de saúde que lutam anonimamente pela vida de outras pessoas e que só têm um pensamento: ver o bem do paciente. Por isso, a população deve mesmo ficar em casa até mesmo como forma de agradecer e poupar os esforços desses profissionais“, ressalta.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia