fbpx

Nutrição e alimentação saudável para o paciente em ambiente hospitalar

16 de dezembro

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo preza o cuidado com a qualidade de vida e o bem-estar de seus pacientes e integra uma série de ações de prevenção e promoção à saúde.

Sendo o estímulo à alimentação saudável um dos pilares da Instituição, é importante entender que a nutrição dentro do ambiente hospitalar é preventiva, faz parte do tratamento do paciente e também é uma forma de manutenção da saúde.

E o papel do nutricionista não é só criar as refeições com os alimentos: para montar a dieta do paciente é avaliado o que ele gosta de comer e se existem restrições ou alergia alimentares. E, em conjunto com o médico e fonoaudiólogo, o nutricionista adequa a melhor forma de oferecer o alimento para aquele paciente, levando em consideração suas necessidades nutricionais, indicações de especialistas e seus hábitos alimentares. Desta forma, o paciente recebe todo o suporte nutricional que a sua condição exige, para reestabelecer a sua saúde e manter uma vida mais saudável.

Vamos entender melhor? Um exemplo seria utilizar as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) como alternativa para incrementar as refeições, emprestando as cores e os sabores exóticos das flores comestíveis. Elas também permitem variações no cardápio, substituindo o sal, ao utilizarmos a guasca como tempero para os pacientes com dieta hipossódica. Para aqueles adeptos de uma alimentação sem carne, podemos oferecer o ‘peixinho’, uma planta que remete ao sabor do peixe e é muito versátil nas receitas. Isso tudo é possível, porque as PANC possuem muitos nutrientes, vitaminas, minerais e fibras essenciais para a boa nutrição.

A unidade Granja Viana da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo possui a primeira Horta Urbana Hospitalar do Brasil, com uma área de 16 mil metros quadrados, destinada ao cultivo de diversos produtos sem agrotóxicos, seguindo o modelo da agroecologia.

São cerca de 30 espécies de PANCs e mais de 85 variedades de verduras, ervas aromáticas, legumes e frutas. A Horta Urbana São Camilo disponibiliza alimentos que são utilizados para proporcionar uma dieta mais equilibrada para os pacientes e colaboradores de toda a Rede, beneficiando também as unidades Pompeia, Santana, Ipiranga e Mooca.

Quer conhecer a unidade?
Faça um tour pela unidade, clique aqui.

Agende uma visita
Tel. (11) 4617-6966
Av. São Camilo, 1.363 – Granja Viana – Cotia, SP.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia