fbpx

Simpósio de Oncologia em Itu reúne mais de 80 profissionais da área da saúde

23 de agosto
Foi realizado no último sábado, 17, o 1° Simpósio “O manejo do paciente em quimioterapia: uma abordagem multidisciplinar”, em Itu – SP promovido pelo IBCC Oncologia com o intuito de expandir e compartilhar conhecimentos com profissionais da área da saúde. O Simpósio foi dividido por 4 blocos, sendo o primeiro “Aspectos gerais do paciente oncológico”, com palestras sobre a evolução do tratamento Oncológico, ministradas pelo Dr. Emerson Neves, Direitos do paciente Oncológico, ministrada pela Assistente Social, Lenice Alves, e Abordagem inicial do paciente oncológico com o Psicólogo da unidade do IBCC Jaçanã, Gilmar Marques e, por último o representante de uma empresa de crioterapia capilar, Gustavo Marcondes, que destacou os benefícios da técnica de crioterapia capilar que minimiza a queda de cabelo durante a quimioterapia.

O segundo bloco foi repleto de conhecimento com a participação de professores, fonoaudióloga e dentista que realizaram um bate papo com o tema: a atuação do fisioterapeuta, fonoaudiólogo e Odontólogo na Oncologia, que abordaram temas pertinentes a atuação da fonoaudiologia no tratamento do câncer de cabeça e pescoço, ministrada por Fernanda Ferrari, reabilitação do paciente no câncer de mama, ministrada pela Prof. Cristiane Regina e, por fim, a cirurgiã dentista do IBCC Unidade Mooca, Sandra Bastos, que destacou a importância da laserterapia relacionada à mucosite.

A atuação do enfermeiro no controle dos efeitos adversos em quimioterapia foi um dos temas do terceiro bloco, que teve como presença a Enfermeira do IBCC Oncologia Mooca, Amanda Souza, outra convidada foi a farmacêutica, Samanta Oliveira, que destacou a assistência farmacêutica em imunoterapia. Representando o IBCC Oncologia de Itu, o gerente administrativo e enfermeiro Leonardo Santiago, compartilhou conhecimento sobre a assistência de enfermagem em terapia oncológica. Para finalizar o terceiro bloco, Dr. Gustavo Grande falou sobre a utilização de testes genéticos em Oncologia para pesquisa clínica.

Mariele Marcatto iniciou o último bloco que abordou sobre o equilíbrio nutricional do paciente oncológico. O empoderamento do paciente na prática assistencial foi outro assunto abordado pela diretora de práticas assistenciais do IBCC Oncologia, enfermeira Suzana Mosquim. E o encerramento que discutiu os desafios da gestão para excelência assistencial em oncologia, tema tratado pela Diretora Executiva do IBCC, Joyce Romanelli, que tirou dúvidas dos profissionais e estudantes.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia