Acesso Rápido

Seja bem-vindo(a), hoje é Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Tecnologia aproxima familiares de pacientes em Unidade de longa permanência

5 de Maio

Unidade Jaçanã do IBCC usa videochamadas como alternativa para manter vínculos afetivos do paciente

Com as visitas suspensas, por conta da pandemia do coronavírus, os pacientes internados na unidade do IBCC Jaçanã, destinada ao tratamento de longa permanência, recebem carinho e apoio de familiares por meio de ligações de vídeo. O novo jeito de se sentir próximo de quem ama foi a maneira encontrada pela equipe de profissionais do Hospital para garantir os vínculos afetivos do paciente.

A ação acontece desde o dia 15 de abril e grande parte dos pacientes internados recebe de duas a três vezes por semana essas ligações com os familiares. O objetivo é possibilitar, mesmo que virtualmente, o encontro entre o paciente e as pessoas do núcleo familiar dele. Além disso, busca estabelecer nova rotina de visitas, levando em conta a importância da família como unidade de cuidados.

Para Gilmar Rodrigues, psicólogo do IBCC Jaçanã e um dos organizadores da ação, esse cenário causado pelo coronavírus torna a situação de pacientes em internação de longa permanência ainda mais difícil. Ele destaca que a conexão social é uma necessidade biológica para os seres humanos. “Somos seres sociais e nosso corpo responde quando não temos proximidade com os outros. Por isso, precisamos manter a conexão social, mesmo que fisicamente separados“, diz ele.

A Assistente Social, do IBCC Jaçanã e integrante da equipe responsável pela iniciativa, Patrícia Santos, destaca que a ideia é facilitar a comunicação, ajudar os pacientes internados a não se sentirem sozinho e proporcionar interação entre os envolvidos. “A gente quer é minimizar ao máximo possíveis angústias que possam surgir por conta das medidas de isolamento social que foram tomadas e são necessárias para protegê-los nesse momento“, declara.

Nós, profissionais da saúde, precisamos nos reinventar diariamente, para garantir a humanização do cuidado ao paciente. Diante da impossibilidade de recebermos visitas, usamos a tecnologia ao nosso favor. Com a chamada de vídeo, a gente consegue levar ao paciente a emoção de ouvir a voz e ver o rosto de uma pessoa amada, e isso é maravilhoso“, explicou a coordenadora assistencial do IBCC Jaçanã, Fabiane Júlio Jerônimo.

Equipe de Psicologia e Serviço Social

O projeto “Sempre Juntos” é uma ação de humanização integrada entre as equipes de Psicologia e Serviço social do IBCC Jaçanã, acontece para pacientes em cuidados paliativos e prolongados e que recebem visitas com frequência na unidade. As ligações são realizadas entre duas e três vezes na semana no período da manhã e são acompanhadas por profissionais das equipes. As chamadas têm duração de até 5 minutos por paciente.

© 2020 IBCC Oncologia