fbpx

Você sabia que doar sangue pode salvar até 4 vidas?

14 de fevereiro

Conheça verdades e mentiras sobre o ato.

Assim que é coletado, o sangue é dividido em até 4 componentes. São eles: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Esses produtos podem ser utilizados em até 4 pacientes diferentes.

Ainda que o Brasil disponha de doadores voluntários de sangue, em feriados e períodos de férias, os hemocentros do país sofrem com a queda nos estoques de sangue.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que 5% da população de um país seja doadora de sangue. No Brasil os números representam apenas 1,6% da população brasileira.

Alguns dos fatores que afastam a população dos postos de doação são, além dos períodos de férias e feriados, o medo de agulha ou de ver sangue; o desconhecimento sobre as regras para a doação; e não saber em que locais ficam os postos de coleta.

Juliana Lima, coordenadora do Banco de Sangue do IBCC Oncologia, ressalta que ainda existe muito folclore sobre o ato de doar sangue. “Algumas pessoas ainda acham que o sangue pode engrossar ou afinar em decorrência da doação”, diz ela.

A coordenadora explica que apesar de ter um banco de sangue autossuficiente, o IBCC Oncologia dissemina informações e sensibilização a população sobre a importância do ato de doar sangue. “Especialmente durante o período de Carnaval, nós pedimos ainda mais, que as pessoas venham fazer a sua doação” ressaltou.

Segundo a responsável pelo setor de captação de doadores, Marina de Macedo, a queda nesta época do ano chega a alarmantes 50%.

O carnaval, não preocupa só o banco de sangue do IBCC Oncologia, mas a maioria dos hemocentros do país, que fazem chamados para o comparecimento de doadores voluntários, fidelizados ou não para doar. “Todos os tipos de sangue são importantes, por isso, fazemos um apelo: Neste Carnaval, antes da folia, faça uma boa ação e venha para o bloco da doação”.

Neste feriado de Carnaval, o Banco de Sangue do IBCC Oncologia vai funcionar:

– No sábado (22/02) das 8h às 13h e na segunda-feira (24/02), das 8h às 15h.
– Estaremos fechados na terça-feira – Feriado de Carnaval (25/02), retornando normalmente na quarta-feira às 8hs.
Tudo para que aquele que não tem tempo de doar em dias de trabalho, possa fazer o ato no feriado.

O Banco de Sangue do IBCC Oncologia está localizado no primeiro andar no ambulatório de convênios, situado à Avenida Alcântara Machado, 2576, Mooca, São Paulo.

Para mais informações, ligue (11) 3474-4280/4222 (ramal 1170) ou entre em contato pelo nosso WhattsApp: (11) 99366-4030.

  Mentiras
    Verdades  

 


x Doar sangue engorda? A doação não altera a massa corporal do doador.

x O ato de doar afina sangue? Não, o sangue continua com a mesma consistência.

x Preciso estar de jejum para doar? Não. Você deve se alimentar antes de fazer sua doação.

x Estar menstruada impede a doação? Não, a menstruação não atrapalha.

x Idosos podem doar? Desde que sua 1ª doação tenha sido feita até os 60 anos.

 

 


Pessoas com 50 quilos não podem doar sangue? Indivíduos que pesam 50 quilos ou menos não devem doar.

Grávida não pode doar? A doação de sangue não é recomendada durante a gestação.

Doar sangue dá direito a folga no trabalho? O trabalhador tem direito a uma folga por ano, independentemente do número de doações realizadas no período.

Quem tem diabetes pode doar? A doação de sangue só não é recomendada se a pessoa diabética usa insulina.

Quem tem tatuagem e piercing pode doar? Evite doar se fez tatuagem ou colocou piercing há menos de 12 meses.

 

 

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia