Av. Alcântara Machado, 2576 (SP)
(11) 3474-4222 / (11) 3777-1280
(11) 3474-4200
(11) 3777-0453
ligue ou clique aqui
para solicitar
VACINAÇÃO COVID EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
A dra. Flávia de Oliveira Lima /Oncologista Clínica – São Camilo Oncologia responde!
Com vacinação contra a Covid-19 anunciada aos pacientes transplantados imunossuprimidos e outros com doenças crônicas, surgiram inúmeras dúvidas de pacientes que se enquadram neste perfil, tentaremos sanar algumas delas de forma simples.
A primeira questão é: Sou paciente oncológico e estou em tratamento, devo me vacinar?
A resposta é SIM. Sabemos que os pacientes oncológicos representam classe de maior risco para o desenvolvimento de complicações da Covid-19, notadamente pacientes com doenças metastáticas, portadores de neoplasia de pulmão e aqueles indivíduos submetidos a transplante de medula óssea e, portanto, devem ser vacinados. Sendo assim, pacientes em quimioterapia, imunoterapia ou hormonioterapia podem e devem ser vacinados.
Mas a vacina é segura?
Novamente a resposta é SIM. As duas vacinas disponíveis no Brasil não possuem vírus vivos e, portanto, são seguras nos pacientes oncológicos.
Pois bem, chegou a minha vez de vacinar, qual seria o melhor momento, uma vez que estou em tratamento quimioterápico / imunoterápic?
O momento ideal seria antes de iniciar o tratamento, entretanto quando isto não for possível o paciente poderá receber a vacina durante o curso do tratamento e o momento ideal deverá ser aquele acordado entre o paciente e o oncologista que o assiste de forma a evitar o período de maior queda da imunidade.
Outro questionamento diário: Qual vacina é melhor? Qual devo tomar?
Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) a melhor vacina é aquela que estiver disponível! Temos 2 vacinas disponíveis no Brasil e as duas podem ser utilizadas pelos pacientes oncológicos, como citamos, as duas não possuem vírus vivos e são igualmente seguras.
Por fim, um questionamento extremamente frequente: O paciente oncológico tem prioridade na vacinação?
A nossa opinião, enquanto médicos oncologistas, é que SIM. Entretanto, sabemos da escassez de vacinas e das dificuldades enfrentadas, desta forma a SBOC tem se posicionado na tentativa de incluir nossos pacientes na fila de prioridades, porém, até o momento, esta inclusão não foi aceita, mas os esforços permanecem.
A mensagem que devemos guardar é a de que os pacientes oncológicos podem e devem ser vacinados contra a Covid-19, sabemos que os riscos da vacina são ínfimos se comparados aos riscos do paciente oncológico desenvolver complicações graves pela doença.
Converse com seu oncologista sobre o seu melhor momento!
Para mais informações: https://coronavirus.sboc.org.br/coronavirus/images/vacinacao_covid.pdf
Flávia de Oliveira Lima /Oncologista Clínica – São Camilo Oncologia