fbpx

Janeiro Branco: Por um ano mentalmente saudável

10 de janeiro

Conheça a psicologia organizacional no IBCC Oncologia

O IBCC Oncologia implementou a psicologia organizacional com objetivo de dinamizar as ações do setor de Recursos Humanos. Trata-se de uma área que cuida de questões psicológicas que acontecem nas instituições e atua sobre demandas organizacionais ligadas à gestão de Recursos Humanos.

No hospital, o trabalho iniciou em novembro de 2019 e já tem colhido bons resultados. As primeiras atividades desenvolvidas na instituição com a psicologia organizacional serão oficinas e rodas de conversas relacionadas à Campanha do Janeiro Branco, mês destinado a estimular os cuidados com a saúde mental. Serão ações lúdicas para todos os profissionais e terão por objetivo identificar e compreender a concepção de saúde mental e doenças psicológicas, incluindo os meios básicos de cuidado e tratamento.

À frente do trabalho está a psicóloga Josilane Miranda, especializada em Saúde Mental e Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Segundo ela, as ações terão enfoque na prevenção e promoção da qualidade de vida psíquica. Ela ressalta que “o tratamento do câncer é complexo com as várias ramificações que possui. Por isso, a psicologia organizacional é importante para cuidar de quem cuida“, disse.

A especialista complementa que os profissionais do IBCC Oncologia, tanto da área de saúde e isso inclui médicos e enfermeiros que estão na linha de frente, como o pessoal da área administrativa e recepção que atende a família e o paciente precisam de uma rede de apoio. “É para isso que estou aqui também”, complementa destacando ainda “as oficinas irão abordar sentimentos de morte e perda para que o profissional possa ressignificar essas questões e continuar prestando assistência para outros pacientes que precisam“, finaliza.  

A Campanha Janeiro Branco está na 7 ª edição e foi implementada, no Brasil, em 2014, por um grupo de psicólogos de Minas Gerais. Ela busca valorizar o equilíbrio mental e emocional de pessoas e instituições e pretende alertar quanto aos perigos de doenças como depressão, ansiedade e estresse.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia