fbpx

Outubro Rosa: campanha é marcada por ações de prevenção e conscientização na Rede São Camilo SP

6 de outubro

Instituição ilumina suas fachadas de rosa e intensifica atividades à campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, projeto de alcance mundial representado no Brasil pelo São Camilo Oncologia

 

O câncer de mama é o tipo de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada três anos, estima-se que sejam diagnosticados mais de 66 mil novos casos da doença no Brasil. Esses números sofreram impacto ainda maior diante da pandemia da Covid-19, conforme um levantamento realizado pela Revista de Saúde Pública.

 Segundo o estudo, entre 2019 e 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos teve queda em torno de 42%, indicando que uma importante parcela da população pode ter deixado de diagnosticar a doença neste período. Com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prevenção ao câncer de mama, sobretudo neste momento, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo criou uma série de ações para os públicos interno e externo, auxiliando a promover a conscientização das pessoas sobre a doença. Além de iluminar suas fachadas de rosa durante todo o mês de outubro, a instituição também intensifica a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, projeto realizado no Brasil há 26 anos, tendo o São Camilo Oncologia como representante exclusivo da marca. 

A unidade, que possui uma trajetória de mais de 50 anos na Mooca, oferecendo serviços especializados no tratamento do câncer, integra a Rede de Hospitais São Camilo São Paulo. A campanha já formou inúmeras parcerias ao longo destes anos, que ajudaram a propagar o famoso alvo azul criado pelo estilista Ralph Lauren em 1994, nos EUA. Segundo a mastologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo Dra. Heliégina Palmieres, ações como essas ajudam a ampliar a divulgação sobre o tema, sendo uma ferramenta fundamental para a conscientização e busca por tratamento nas fases iniciais do câncer. “O diagnóstico precoce é um fator determinante para um tratamento bem-sucedido”, destaca. Para garantir a identificação da doença em sua fase inicial, é importante fazer o acompanhamento periódico. 

A Rede São Camilo SP conta com centros de diagnósticos em suas unidades, permitindo que a paciente faça as consultas médicas e realize os exames necessários num único local, com fluxo de atendimento estabelecido para receber todas as pessoas de forma segura, evitando o contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Neste ano, a campanha terá a participação ativa das marcas parceiras Hering, Cacau Show, Chamex, Lindoya Verão, Boni Natural e Jorge Bischoff, com o lançamento de produtos licenciados, além de ações promocionais e de conscientização nos pontos de venda, redes sociais e outras mídias. O público também poderá conferir publicações no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, com informações sobre formas de prevenção, diagnóstico e formas de tratamento. 

A campanha no Brasil Em todos estes anos, a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” já teve mais de 100 parceiros e cerca de 250 produtos licenciados, além da realização de eventos que ampliam a visibilidade do tema, como desfiles, palestras, workshops e exposições de fotos. Dra. Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, relembra a chegada da campanha no Brasil e destaca que a instituição já arrecadou mais de R$ 82 milhões, com mais de 8 milhões de camisetas vendidas e outros produtos. A Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, um dos eventos anuais mais conhecidos da campanha, já contou com mais de 190 mil participantes em 12 cidades brasileiras.

 “A Rede São Camilo reforça a necessidade do autocuidado e trabalha na conscientização sobre uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. É uma campanha honrosa e que faz toda a diferença em seu importante papel social. Estamos muito felizes com o sucesso deste trabalho ao longo de mais de duas décadas, isso nos impulsiona a seguir em frente”, comemora.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia