fbpx

Reflexologia pode aliviar efeitos colaterais de tratamentos

16 de março

Técnica pode amenizar insônia, enjoos, estresse e dor muscular

Como forma de aliviar a tensão e ajudar no tratamento do câncer, o IBCC Oncologia passou a oferecer sessões de reflexologia para pacientes em tratamento no Hospital.

A Equipe Multidisciplinar do IBCC Oncologia, formada por especialistas de várias áreas, incluindo a fisioterapia foi a responsável por implementar o serviço. A ação da reflexologia compreende estimular determinados pontos situados nos pés, que se relacionam às regiões específicas do corpo humano. Conhecidas como reflexas, essas áreas são ligadas aos órgãos, glândulas e músculos, e que quando estimuladas ajudam a aliviar alguns sintomas recorrentes em pacientes que estejam em tratamento oncológico.

A coordenadora da Equipe Multidisciplinar do IBCC Oncologia, Lais Fonseca, ressalta que a reflexologia é um importante recurso terapêutico contra o stress e ansiedade e fornece ao paciente oncológico uma maneira natural de aliviar muitos dos efeitos colaterais de tratamentos como quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Pesquisas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos indicam que a reflexologia tem um profundo impacto na qualidade de vida de quem enfrenta um tumor. Uma sessão de 20 minutos de massagem já seria o suficiente para reduzir pela metade a ansiedade e as dores, isso porque ela aumenta a liberação de substâncias responsáveis por reduzir a transmissão do impulso doloroso para o sistema nervoso central. Além disso, a massagem distrai e tira o foco da atenção no incômodo.

No IBCC Oncologia a reflexologia é realizada desde o início de março pela fisioterapeuta, Renata Mayumi Honda, com sessões de duração média de 25 minutos. O objetivo é amenizar os efeitos provocados pela quimioterapia, promover bem-estar e qualidade de vida aos pacientes em tratamento no Hospital.

De acordo com a especialista, a técnica ajuda a reequilibrar o fluxo energético do corpo que por muitas vezes é bloqueado em razão de tensões e stress do dia a dia. Entre os benefícios da reflexologia Renata, destaca:

– Diminuição de enjoo, vômito, edema de membros inferiores, ansiedade, estresse, dor muscular, diarreia;
– Melhora na disposição, circulação sanguínea, funcionamento do intestino, qualidade do sono, apetite; e
– Liberação da produção de opioide existente no organismo como a endorfina.

Além disso, a técnica contribui para que o paciente reencontre um estado de relaxamento necessário para a recuperação física, mental e emocional. Renata, ressalta ainda que “desde bebê até pessoas com idade mais avançada, podem receber a reflexologia, entretanto indivíduos com fratura em membro inferior; lesão no pé; quem faz uso de marcapasso; quem possui problema cardiovascular grave, varizes expostas; alergia e; trombose, são contraindicados para a terapia”, destaca.

A reflexologia no IBCC Oncologia é mais um serviço oferecido pelo Hospital por meio do Disk-Conforto, linha de contato em que familiares e pacientes podem fazer solicitações diretas, para garantir ainda mais bem-estar durante a estadia hospitalar.

Para mais informações é preciso entrar em contato com a Equipe Multiprofissional pelo número (11) 3474-4222.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia