fbpx

Restrições e efeitos da vacina contra a Covid-19: o que saber?

8 de julho

Todos os estudos realizados com as vacinas disponíveis hoje no Brasil contra a Covid-19 mostraram eficácia e segurança satisfatórias. Entretanto, reações podem ocorrer. A grande maioria das reações à vacina é leve e dura, em geral, cerca de 2 a 3 dias. As principais são: dor de cabeça, dor no local da aplicação, febre, mal estar e dor no corpo.
 
– Quais as restrições para quem foi vacinado?
Diversos fatores influenciam a resposta imune de cada indivíduo às vacinas. A imunidade pode variar segundo características do próprio indivíduo, como idade, comorbidades, genética, fatores comportamentais, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sono, entre outros. E fatores relacionados à própria vacina. 

Os fatores comportamentais têm sido alvos de diversos estudos.  Recomenda-se manter hábitos de vida saudável. Vale ressaltar que estamos na época de vacinação contra a gripe e devemos espaçar 2 semanas entre o recebimento destas 2 vacinas.  

– Mesmo vacinado, permaneço com os cuidados? 
Quando falamos da vacinação temos o objetivo individual de prevenir a ocorrência da infecção e, caso esta ocorra, que os casos sejam mais leves. A vacinação de grande parte da população tem por objetivo diminuir a circulação do vírus, mas neste momento, ainda há uma intensa circulação. 

É imprescindível manter todos os cuidados  uso da máscaras, distanciamento social, manter ambientes abertos e arejados e higiene de mãos, hábitos que continuarão a fazer parte do nosso dia-a-dia por muito tempo.
 
– Eu vacinei, posso transmitir? 
Indivíduos vacinados podem ter a Covid-19, embora em intensidade muito mais leve, e, portanto, podem transmitir o vírus. Desta forma, independente da vacinação, é importante manter as medidas de prevenção.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia